Deixar o feijão de molho de um dia para o outro. Isso é legal para o feijão liberar o fitato e para diminuir o tempo de cozimento.
Lavar e escorrer o feijão. Colocar na panela de pressão junto com o louro e com água suficiente para cobrir 3 dedos acima dos grãos.
Levar a panela de pressão ao fogo alto até começar a sair vapor, abaixar o fogo e deixar cozinhar por 20 minutos, desligar o fogo. Deixar a pressão sair sozinha.
Picar a cebola e o alho.
Colocar um fio de azeite em uma frigideira e refogar o alho e a cebola.
Abrir a panela de pressão, retirar uma concha de feijão e adicionar à frigideira com o alho e a cebola. Amassar os grãos, em seguida adicionar mais uma concha de caldo do feijão. Deixar cozinhar por alguns minutos para que os sabores se fundam e resulte em um caldo grosso.
Transferir o conteúdo da frigideira de volta para a panela, misturar bem e deixar apurar em fogo baixo.
Ajustar o sal.
Notas
O fitato citado na receita é um derivado do ácido fítico, encontrado naturalmente nas cascas de sementes e grãos. Ele se liga a alguns minerais essenciais, como o cálcio, ferro, magnésio e zinco, impedindo que eles sejam absorvidos na digestão. E o mais chato é que produz gases. Se o feijão estiver muito "sujo" é preciso escolher o feijão antes de deixar de molho.