Quem somos nós
Pessoas que têm em comum o amor pela comida e pela produção artesanal.
Acreditamos que fazer a própria comida não é perder tempo, é viver o tempo, reduzir o ritmo, voltar a viver em tempo humano. Fazer e saborear a vida.
Também sabemos que cozinhar em casa nem sempre é fácil com a correria.
Por isso criamos a Sem Segredo, com cardápios semanais 100% personalizáveis e lista de compras gerada automaticamente. Trazemos praticidade, sabor, economia e alegria para a sua cozinha.
Sejam bem-vindos!
Adriana Toledo
Sou arquiteta, apaixonada pelo fazer manual e também super-antenada em novas tecnologias. Acredito que
nesse mundo virtual em que vivemos a reconexão com o artesanato, o fazer nós
mesmos, é extremamente necessária e saudável. Idealizei a Sem Segredo acreditando no poder da tecnologia para auxiliar e fomentar o fazer manual.
Hoje tenho o Gustavo e Gabriela como parceiros nesta jornada que é dar vida à Sem Segredo.
Gustavo Toledo
Sou formado em Hotelaria pelo Senac-SP e especializado como
Cozinheiro Chefe Internacional pela mesma instituição, trabalhei
durante anos em um dos melhores Bistrôs de Genebra – Suíça. Há
mais de dez anos atuo como professor em cursos de Gastronomia e
como consultor em Alimentos & Bebidas, com ênfase em treinamento
de equipes de cozinha e alimentação saudável. Agora, faço a
curadoria e cocrição da Sem Segredo.
Nossa história
(contada pela Adriana)
Tudo começou com uma relação de amor e ódio….
Pera que eu já explico:
Quando eu meu irmão éramos pequenos nossos pais tomaram a decisão de sair de São Paulo e ir morar em uma chácara, para que a gente pudesse ter uma vida mais livre. Lá também morava a bisa, meus avós, tios e um bando de primos.
Todas as tardes, quando chegava do colégio, almoçava rápido e descia correndo pelo meio do pomar que levava até o vale onde ficava a casa da minha vó. Lá era o ponto de encontro da criançada depois da escola. Quando não estava em cima das árvores, era com ela entre agulhas, lãs e tintas que eu passava as minhas tardes. Ela era dessas mulheres que fazia de tudo: costura, escultura em argila, macramê, pintura, tricô, crochê, bordado, etc… E em tudo o que ela fazia tinha amor, alegria e fartura. Foi assim, brincando, tricotando e olhando o que ela fazia que aprendi o que sei e também a amar a produção artesanal.
Criar, planejar e construir, ver as coisas saírem do mundo das ideias e tomarem forma, sempre me encantou e acho que por isso escolhi a arquitetura como profissão.
A cozinha não é o meu forte (o fera em culinária na família com certeza é o Gustavo) mas eu gosto de cozinhar, de sentir os cheiros, ver os alimentos se transformando na minha frente e principalmente sentar para comer, com a família e amigos, a comida que foi preparada especialmente para a ocasião.
Assim como o artesanato, cozinhar também me conecta comigo mesma e com a minha história. Mas a rotina e a correria do dia a dia muitas vezes transformava essa atividade, que poderia ser prazerosa, em apenas mais uma tarefa a ser cumprida. E isso eu odiava!
O desafio era trazer o prazer de cozinhar para o dia a dia, sem estes momentos de angústia em frente da geladeira pensando “o que eu vou fazer para comer hoje?”. A coisa era tão séria que muitas vezes optei por comer no quilo da esquina enquanto ainda tinha comida estragando na geladeira…
Foi então que decidi: eu quero cozinhar mais vezes em casa, quero cuidar de mim, comer melhor e desfrutar o processo de fazer a minha própria comida. Quero voltar a usar a cozinha para me conectar com o presente, com o tempo das coisas, comigo mesma e com minha história. Então percebi que na verdade eu queria mais, queria também me conectar com outras mulheres que sentissem a mesma necessidade e que juntas pudéssemos partilhar deste prazer. Assim surgiu a ideia da Sem Segredo, um lugar de conexão e partilha onde ajudaria mulheres com planejamento das refeições diárias.
O passo seguinte foi pedir ajuda para o Gustavo, meu irmão e parceiro de toda vida que hoje é um chefe de cozinha fantástico. O Gustavo desde sempre foi apaixonado por misturar sabores. Ainda me lembro que, quando pequenos, eu saia da minha cama, pulava para o berço dele para abrir a janela e deixar o galho da amoreira entrar e aí ficávamos quietinhos comendo amora no berço enquanto ele inventava vários sorvetes imaginários com os mais diversos sabores para a gente tomar. Mas isso é outra história…
Por fim decidi, unir a minha capacidade de planejamento com o conhecimento de cozinha que o Gustavo tem e oferecer isso como um serviço para que mais pessoas pudessem comer melhor e desfrutar do prazer estar na cozinha no dia a dia.
A partir daí tudo rolou com muita leveza e, depois de muito trabalho, muitas receitas, estudo e planejamento lançamos a Sem Segredo para o mundo, e aqui estamos.
Por isso é um enorme prazer ter você com a gente hoje!